top of page
  • Andre Lamartin

O Sinal de Uma Virada


Espero que estas manifestações pelo Brasil simbolizem o sinal de uma virada. Ainda é muito cedo para interpretar as ramificações destas manifestações, mas já estava na hora do povo brasileiro se insurgir contra a péssima qualidade de serviços públicos providos por um Estado corrupto e ineficiente que impõe a segunda carga tributária mais alta das Américas a sua população.


Só o Canadá tem uma carga tributária mais alta que a do Brasil nas Américas, sendo que lá o Estado provê serviços de altíssima qualidade e aqui o que é oferecido à população é verdadeiramente lastimável. Aqui em Salvador, estima-se que 50% da população não tenha acesso a esgoto encanado, e apesar disso, gastou-se aproximadamente 700 milhões de Reais na construção de um novo estádio. Já a taxa de homicídio nacional é 4 vezes maior que a média internacional, sendo o Brasil o segundo país mais violento das Américas, perdendo somente para Colômbia, um país que luta contra as narco-guerrilhas a décadas.


Em resumo, o Estado brasileiro cobra a segunda maior carga tributária das Américas a sua população e é incapaz de prover serviços públicos essenciais com o mínimo de qualidade, sejam eles a educação, a saúde, o transporte ou a segurança. Esse é o país que quer sediar Copa do Mundo e Olimpíadas. E ainda tem gente que desqualifica os manifestantes como arruaceiros despolitizados sem causa. O irônico é que em 14 de julho de 1789, membros da nobreza europeia disseram o mesmo sobre a queda da Bastilha e todos nós sabemos que rumos a Revolução Francesa tomou...


bottom of page